04 fevereiro, 2006

1.2 Milhões em baixa

Manuel Alegre, como sabemos, obteve uma surpreendente votação nas recentes eleições presidenciais. A questão que imediatamente se colocou foi o que fazer com um resultado tão dilatado, bem como, qual o significado de tal votação. Para isso já todos ouvimos ou lemos os habituais comentadores, com os mais diversos pontos de vista: que parte da votação seria um voto de protesto contra o governo, que seria contra Mário Soares, e naturalmente, uma parte seria a favor de Alegre à presidência, naturalmente. Cada um doseará as partes à sua maneira. O staff de Manuel alegre dará com certeza mais valor a esta última interpretação. Daí, que se tenha falado num novo partido, se fale ainda num movimento de cidadãos, etc.
De facto, o que fazer a mais de um milhão de votos, mais de 20% da votação numa candidatura independente, foi a questão que se colocou de imediato, com mais ou menos pretensiosismo na interpretação da votação. E o que fez Manuel Alegre? Promoveu um jantar de agradecimento, merecido, a toda a sua candidatura, enquanto decidia se regressaria ou não às suas funções na Assembleia da República, nomeadamente como vice-presidente. E enquanto decidia, pasme-se, ‘meteu baixa’, de acordo com a comunicação social, facto não desmentido pelo próprio!
Então a primeira coisa a fazer com tanta votação de um ex-candidato ao mais alto cargo da Nação foi usar um subterfúgio que todos condenamos? Baixa?! Certamente fraudulenta, uma vez que a única baixa verdadeira que lhe permitiria estar presente nesse jantar, seria uma baixa do foro psiquiátrico, mas nesse caso não teria alta tão cedo. Começou muito mal Manuel Alegre o convívio com esta sua nova responsabilidade...
Qual terá sido a sua doença, alguém me explica?

1 comentário:

Ana M Marques disse...

Não estará na altura de fazer uma actualização deste blog? Sugiro como tema a nova conjuntura nacional :-)
Um beijo